Vai viajar para o exterior?

Veja como usar seu celular Claro quando estiver fora do país.

Guia de Uso Pós Pago no Exterior

Se você vai viajar para fora do Brasil, precisa se precaver para não ficar sem falar e navegar.
Saiba como não ficar na mão.

  • 1

    Verifique a cobertura da Claro em outros países e a
    frequência do seu aparelho

    A Claro trabalha em parceria com operadoras de mais de 180 países (serviços de voz), mas é importante confirmar o tipo de cobertura que eles possuem, principalmente se você pretende usar dados de internet. Verifique no manual do seu aparelho se a frequência dele é compatível com a frequência da operadora
    visitada. Consulte a frequência aqui.

  • 2

    Ative o serviço de roaming internacional em sua linha

    A ativação do serviço de voz, SMS e dados em roaming internacional é realizada de forma automática para todos os clientes pós-pago pessoa física após o pagamento da primeira fatura. Para confirmar se o seu número já está habilitado para ser usado fora do Brasil, entre em contato com o atendimento exclusivo de roaming internacional pelo número *468 ou acesse o portal Minha Claro.

    Os clientes Claro Combo que possuíam uma linha Claro antes de aderir à oferta combinada precisam solicitar uma
    nova ativação do roaming, mesmo se o serviço já tenha sido ativado anteriormente.

    O desbloqueio do roaming internacional é realizado uma única vez. Caso você já tenha o serviço ativo, a sua linha
    estará liberada para utilização no exterior por período indeterminado.

  • 3

    Confira as nossas ofertas e economize até 90%
    no uso do roaming internacional

    Após confirmar o desbloqueio do roaming internacional em sua linha, acesse o nosso portfólio de pacotes e diárias e escolha a oferta ideal para você. A Claro dispõe de diferentes produtos para melhor se adequar ao seu perfil.

    E além de realizar ligações, acessar a internet, enviar e-mails e fotos em mais de 160 destinos no mundo,
    você conta com a cobertura 4G da Claro em mais de 50 países.

Pacotes de voz e dados

Antes de viajar

Contrate os nossos pacotes pelo atendimento exclusivo de roaming internacional *468, pelo portal Minha Claro, pelo canal *1052# ou até por SMS, enviando a palavra PACOTE para 1052 ou para 769. Essas formas de contato são gratuitas em todo o território nacional, clique aqui e conheça o nosso portfólio completo.

Durante a viagem

É possível ativar o roaming internacional e contratar pacotes pelo portal Minha Claro. Você também pode entrar em contato com o nosso atendimento gratuitamente pelo número + 55 11 99199-5555, caso precise de um pacote de voz ou dados enquanto estiver no exterior. Fora do Brasil, a contratação de pacotes por SMS é tarifada por torpedo enviado.

  • 1Como fazer ligações do exterior?

    Para ligar do exterior para o Brasil ou para outros países pressione a tecla “+” > digite o código do país > digite o código da área > número desejado.

    Exemplo: Ligando da França para o Rio de Janeiro, você vai digitar + 55 21 Número desejado.

    Para fazer ligações locais no país visitado é só ligar para o número desejado.

  • 2Recebendo chamadas em roaming internacional

    Quando uma chamada for recebida no exterior, além da cobrança da operadora visitada, haverá também a cobrança da operadora brasileira de longa distância. Essa cobrança é feita pela Embratel e é chamada de Deslocamento Internacional.

    Nota: Não é possível realizar ou receber chamadas a cobrar em Roaming Internacional.

  • 3Como utiizar dados no exterior

    Com o roaming internacional habilitado em sua linha, o seu celular se registrará automaticamente na rede de uma operadora do país visitado. Esse procedimento pode levar até 1 minuto para sua conclusão. Caso o registro automático não aconteça, faça-o manualmente de acordo com a indicação do fabricante do seu aparelho.

    Uma vez que o telefone está registrado na rede da operadora parceira habilite a opção de Uso de Dados Celulares em Roaming internacional em seu aparelho.

    Lembre-se: Alguns smartphones acessam uma rotina de atualização automática de aplicativos e emails gerando tráfego independente de sua consulta ou acesso. Para evitar que você seja cobrado por este tráfego desabilite a atualização automática no próprio aparelho.

  • 4Como enviar torpedos em roaming internacional

    Quando você estiver no exterior (em roaming) use o formato internacional indicado abaixo para enviar torpedos:

    Para o Brasil: o sinal de +, seguido do 55 (Código do Brasil), código da cidade, número desejado.

    Para outro país: o sinal de +, seguido do código do país, código da cidade (se necessário), número desejado.

    Os Torpedos enviados em roaming são sempre cobrados de forma avulsa e não estão incluídos em nenhum pacote. Torpedos recebidos não são tarifados.

    Na fatura é discriminada somente a quantidade de torpedos enviados e recebidos, sem detalhamento dos números destinatários.

    Para saber com quais países a Claro possui acordo de envio e recebimento de torpedos internacionais, visite aqui.

  • 5Como acessar sua caixa postal no exterior

    Para acessar sua caixa postal no exterior, ligue para o número: +55 11 99462-0100. Depois, digite sua senha. Caso você ainda não tenha cadastrado a senha, tente a senha padrão 3636.

    O acesso à caixa postal é tarifado como uma ligação para o Brasil. Caso tenha um pacote de voz ativo, o acesso será descontado dos minutos do seu pacote.

  • 6Como acessar o atendimento Claro no exterior

    Do celular: Ligue gratuitamente para +55 11 991995555.

    De um telefone fixo: Ligue a cobrar de um telefone fixo utilizando o serviço Brasil Direto Embratel. O número para ligar a cobrar varia de acordo com o país visitado. Após ligar para o número desejado, siga as instruções. Ao ser solicitado o número que receberá as ligações a cobrar, digite 11 991995555.

    Por e-mail: atendimentoroaminginternacional@claro.com.br

Outras informações

  • Os pacotes de voz são válidos para chamadas originadas e recebidas em roaming internacional; entretanto, a tarifa exclusiva da Embratel para chamadas recebidas (deslocamento internacional) não está incluída e será cobrada à parte.

  • A utilização dos pacotes (voz e/ou dados) em roaming internacional é cobrada até o limite da franquia adquirida. O que ultrapassar a franquia dos pacotes de voz é sempre cobrado como tarifa avulsa, no caso de voz, e como diária de dados, no caso de internet. Se os minutos ou dados do seu pacote não forem consumidos em 30 dias, ou até a data de expiração dos pacotes, eles não poderão ser usados posteriormente.

  • As tarifas avulsas e os minutos incluídos nas franquias dos pacotes de voz de roaming internacional são cobrados por minuto arredondado (de 60 em 60 segundos).

  • Se o seu pacote acabar antes de 30 dias, você poderá recontratá-lo apenas 1 vez.

Diária de internet

Antes de viajar

Caso queira utilizar a internet no seu celular e você não tenha ativado um pacote de dados, a tarifação de roaming internacional será feita por meio da diária de internet.

Com a diária de internet, é possível navegar durante 24 horas por um preço fixo. Você só paga quando usar e já sabe o quanto vai gastar. Fácil e sem surpresas! Conheça a oferta de diária de internet.

Durante a viagem

Com o roaming internacional habilitado em sua linha, o seu celular será registrado automaticamente na rede de uma operadora do país visitado. Esse procedimento pode levar até 1 minuto para ser concluído. Caso o registro automático não aconteça, faça-o manualmente de acordo com a indicação do fabricante do seu aparelho. Uma vez que o telefone está registrado na rede da operadora parceira, habilite a opção de uso de dados celulares em roaming internacional em seu aparelho.

Lembre-se: Alguns smartphones acessam uma rotina de atualização automática de aplicativos e e-mails, gerando tráfego, independentemente de sua consulta ou acesso. Para evitar que você seja cobrado por esse tráfego, desabilite a atualização automática no próprio aparelho.

  • 1Como utilizar dados no exterior?

    Com o roaming internacional habilitado em sua linha, o seu celular se registrará automaticamente na rede de uma operadora do país visitado. Esse procedimento pode levar até 1 minuto para sua conclusão. Caso o registro automático não aconteça, faça-o manualmente de acordo com a indicação do fabricante do seu aparelho.

    Uma vez que o telefone está registrado na rede da operadora parceira habilite a opção de Uso de Dados Celulares em Roaming internacional em seu aparelho.

    Lembre-se: Alguns smartphones acessam uma rotina de atualização automática de aplicativos e emails gerando tráfego independente de sua consulta ou acesso. Para evitar que você seja cobrado por este tráfego desabilite a atualização automática no próprio aparelho.

  • 2Como acessar o atendimento Claro no exterior

    Do celular: Ligue gratuitamente para +55 11 991995555.

    De um telefone fixo: Ligue a cobrar de um telefone fixo utilizando o serviço Brasil Direto Embratel. O número para ligar a cobrar varia de acordo com o país visitado. Após ligar para o número desejado, siga as instruções. Ao ser solicitado o número que receberá as ligações a cobrar, digite 11 991995555.

    Por e-mail: atendimentoroaminginternacional@claro.com.br

Fique ligado

Algumas informações importantes

  • É necessário que, pelo menos, uma fatura esteja paga para que os serviços de roaming internacional sejam habilitados.

  • O seu plano e os pacotes para utilização no Brasil não cobrem os serviços consumidos no exterior.

  • O desbloqueio do roaming internacional permite o uso do celular a bordo de cruzeiros marítimos e aeronaves, mas gera uma cobrança de roaming marítimo ou roaming aéreo. Os valores desses serviços são diferenciados quando comparados com as tarifas de roaming internacional (tarifas exclusivas para uso terrestre). O uso do roaming em navios e aeronaves não é descontado dos pacotes de voz e dados. Mesmo a bordo de um cruzeiro na costa brasileira ou a bordo de uma aeronave em voo doméstico, o cliente será cobrado por roaming marítimo e roaming aéreo.

  • Se a sua linha estiver desbloqueada para o roaming internacional e você estiver próximo às áreas de fronteira com a Argentina, o Paraguai e o Uruguai, o seu celular poderá ser registrado na rede da operadora estrangeira e os serviços estarão sujeitos às tarifas de roaming internacional.

  • Para os clientes que possuem o Gestor Online, as configurações efetuadas por meio dessa ferramenta não são válidas para a linha que está no exterior.

  • Os valores de minutos avulsos aparecem na sua conta em dólares, com os impostos, mas são cobrados em reais. Para verificar a cotação do dólar no período, clique aqui.

  • Todas as chamadas realizadas no exterior (roaming internacional) são tarifadas. As ligações feitas para números gratuitos (toll free, por exemplo: 0800, 800 e 1-800) e as ligações não completadas também são tarifadas. Essa tarifação ocorre porque as operadoras parceiras cobram, inclusive, pela utilização da rede.

  • Chamadas realizadas pelo celular com cartões pré-pagos adquiridos no Brasil ou no exterior também são tarifadas. O custo é sobre a chamada originada para a operadora do cartão.

  • O prazo de cobrança dos serviços utilizados no exterior (chamadas e dados) é de até 90 dias.

  • Apenas as informações de data, duração e valor das chamadas recebidas serão demonstradas na fatura. O número que originou as chamadas não estará detalhado.

  • Em caso de perda ou roubo do seu chip Claro no exterior, avise imediatamente a Claro pelo atendimento exclusivo de roaming internacional: + 55 11 99199-5555. Essa ligação é gratuita. Caso contrário, você terá que arcar com as despesas decorrentes do uso indevido do chip. O atendimento Claro está disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana.